Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sessão pública aborda questões técnicas para licitação da nova urna eletrônica

    Nesta quinta-feira (19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou a segunda sessão pública sobre a licitação para a produção das urnas eletrônicas do modelo 2018. Na ocasião, foram expostas questões técnicas do projeto.

    Os participantes tiveram acesso prévio aos detalhes sobre os dispositivos que compõem o gabinete da urna, que são plásticas e precisam de moldes específicos. Conheceram ainda os componentes e as mais de duas mil peças que o equipamento possui.

    Para o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, a ocasião foi importante para esclarecer dúvidas e uma oportunidade de empresas e sociedades entenderem a complexidade do projeto.

    “Esse foi o canal que a gente estabeleceu com o mercado para que eles juntos recebam informações e apresentem sugestões ao projeto, para que a licitação seja viável tanto do ponto de vista do TSE quanto das empresas”.

    O assessor de Gestão Eleitoral (AGEL), Thiago Fini Kanashiro, acredita que o objetivo das reuniões foi alcançado, mas não descarta a possibilidade de um terceiro encontro, caso seja necessário.

    Acho que conseguimos evoluir ao mostrarmos para a sociedade e para o mercado que a Justiça Eleitoral pretende fazer, para, quando tiver a licitação, ter o mínimo de surpresas possível, e ser mais transparente”, disse.

    Primeira sessão

    Na primeira sessão, foi apresentado ao mercado tecnológico um novo padrão de contratação para produção de urnas eletrônicas do modelo 2018. A contratação via técnica e preço dará lugar a um processo licitatório na modalidade pregão.

    O novo modelo de urna eletrônica 2018 projetado pelo TSE, em parceria com um instituto de tecnologia sem fins lucrativos, contará com inovações tecnológicas e possibilitará a impressão do voto, conforme estabelece o artigo 59-A da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleicoes), com redação dada pelo artigo da Lei nº 13.165/2015 (Reforma Eleitoral).

    A previsão é concluir a produção de 30 mil novas urnas até o dia 17 de agosto de 2018 para que já possam ser utilizadas nas eleições gerais do próximo ano. Todo o processo produtivo será auditado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

    Os interessados poderão enviar suas dúvidas e sugestões para o e-mail novaurna@tse.jus.br. As contribuições auxiliarão os estudos técnicos preliminares que vão embasar o termo de referência.

    TSE

    • Publicações3439
    • Seguidores284312
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sessao-publica-aborda-questoes-tecnicas-para-licitacao-da-nova-urna-eletronica/511566796

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)