Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agenda Socioambiental do TRE-TO destaca Dia do Turismo Ecológico

    A Agenda Socioambiental do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO) destaca, nesta quinta-feira (01), o Dia do Turismo Ecológico. O Turismo Ecológico, ou ecoturismo, é uma prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais.

    Ecoturismo no Tocantins

    O Tocantins possui diversas regiões com destaque no ecoturismo. As paisagens possuem beleza exótica e grande diversidade de fauna e flora, entre elas a Ilha do Bananal, Complexo Turístico do Araguaia, Jalapão, Região Turística de Palmas, Bico do Papagaio, entre outras.

    Ilha do Bananal

    A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo e é reserva ambiental desde 1959. Formada entre os rios Araguaia e Javaés possui grande variedade de animais e vegetação. No Sul da ilha está o Parque Indígena do Araguaia administrado pela Fundação Nacional do índio (FUNAI). No Norte da Ilha está o Parque Nacional do Araguaia administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

    Complexo Turístico do Araguaia

    Localizado na região ao Norte da Ilha do Bananal, confluência dos rios Araguaia, Javaés e Côco, o Complexo Turístico do Araguaia é uma região de Área de Proteção Ambiental. A região possui matas exuberantes, rios cristalinos e também oferece recursos para pesquisa e estudos científicos na área biológica.

    Jalapão

    O Jalapão é uma região formada por serras, chapadões e morros, rios de águas cristalinas e campos repletos de flores e animais silvestres. É uma localidade semidesértica, que possui dunas de areias brancas em meio ao Cerrado. Integram a região os municípios de Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins (portões de entrada), Rio Sono, Lizarda, São Félix do Tocantins, Mateiros e Lagoa do Tocantins.

    Região Turística de Palmas

    A Região Turística de Palmas é uma área formada pelas serras do Carmo e Lajeado, a Leste, e o rio Tocantins, a Oeste. A vegetação predominante é o cerrado, acompanhado das serras e o rio Tocantins. Compõem a região os municípios são Palmas, Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

    Região Turística do Bico

    A região do Bico é onde ocorre a transição da mata do Cerrado para a Floresta Amazônica, composta pelos municípios de Araguaína, Araguanã, Araguatins, Tocantinópolis e Xambioá. Fica entre os rios Araguaia e Tocantins, e possui belíssimas praias e vegetação.

    Região Turística dos Lagos

    Possui praias às margens do rio Araguaia, com sua flora formada pela transição entre o Cerrado e Floresta Amazônica. E indicada para a pesca esportiva, passeios náuticos e às caminhadas ecológicas, por trilhas entre as matas. Seus municípios são Araguacema, Caseara, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

    Região Turística das Termas e Gerais

    Possui serras e morros com rios de águas cristalinas e quedas dágua. Os municípios que compõem a região possuem também valor histórico: Arraias, Dianópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Lizarda, Natividade, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Tocantins, São Valério e Taguatinga do Tocantins.

    (N.M./ASCOM/TRE-TO com informações Isto é o Brasil Estado do Tocantins) ( http://www.meubrasil.inf.br/Pages/TO.htm )

    • Publicações3439
    • Seguidores284312
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agenda-socioambiental-do-tre-to-destaca-dia-do-turismo-ecologico/3038106

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)