Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Cerca de 4 mil tocantinenses estão com direitos políticos suspensos

De acordo com as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 4 mil pessoas estão com os direitos políticos suspensos. O Estado fica atrás apenas do Piauí e Roraima e a maior incidência é na suspensão dos direitos políticos de pessoas por condenação criminal, com 2.711 casos, seguido de incapacidade civil absoluta (627), condenação criminal (LC 64/90 Artigo ., I, E) (121), improbidade administrativa (52), condenação criminal eleitoral (7), entre outros.

Quem se encontra nestas situações perde o direito de votar ou ser votado. Tampouco filiar-se a partido político ou exercer cargo público, mesmo que não eletivo.

A suspensão dos direitos políticos também impede, por exemplo, que a pessoa exerça cargo em entidade sindical e atue como diretor ou redator-chefe de jornal ou periódico.

Direitos políticos são aqueles que garantem que o cidadão participe da organização e do funcionamento do Estado. Eles estão definidos no artigo 14 da Constituição Federal e compreendem direitos diversos, como, por exemplo, estar habilitado ao alistamento eleitoral.

Já suspensão dos direitos políticos pode ser ocasionada por quatro motivos: incapacidade civil absoluta, condenação criminal transitada em julgado (quando não há mais possibilidade de recorrer da sentença), recusa de cumprir obrigação a todos imposta e a consequente prestação alternativa de serviço e, por fim, condenação por improbidade administrativa.

Existe ainda uma quinta causa: a conscrição, isto é, o alistamento militar. O parágrafo 2º do artigo 14 da Constituição proíbe aqueles que estiverem prestando o serviço militar de votar ou serem votados.

(L.M/Com informações do TSE)

  • Publicações3439
  • Seguidores284315
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cerca-de-4-mil-tocantinenses-estao-com-direitos-politicos-suspensos/100641634

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)