Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargadores e Juízes do TRE-TO se dedicarão exclusivamente à justiça eleitoral

    A Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ministra Carmem Lúcia, proferiu decisão sobre afastamento dos Desembargadores e Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) da justiça comum para dedicação exclusiva à jurisdição eleitoral, conforme Decisão Monocrática PA Nº 56538 na última segunda-feira (23).

    Foram afastados do exercício do cargo efetivo da justiça comum no período de 6 de julho a 2 de novembro, o presidente do TRE-TO, desembargador Março Villas Boas e o vice-presidente, desembargador José de Moura Filho, o juiz federal Marcelo Albernaz e os juízes de direito, José Ribamar Mendes Júnior e Zacarias Leonardo.

    O art. 1º da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral n. 21.842/2004, que regulamentou os afastamentos na Justiça Eleitoral, dispõe:

    Art. 1º O afastamento dos juízes eleitorais das suas funções regulares será sempre parcial, somente no período entre o registro de candidaturas até cinco dias após a realização do segundo turno das eleições, em casos excepcionais e sem prejuízo do julgamento prioritário de habeas corpus e mandado de segurança, nos incisivos termos do art. 94, § 1º, da Lei nº 9.504/97.

    § 1º A proposta de afastamento será apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral com a demonstração da sua efetiva necessidade, indicados concretamente os serviços a serem desenvolvidos, cujo regular atendimento poderá restar comprometido sem a devida autorização.

    § 2º O deferimento do afastamento ficará condicionado ao voto favorável de cinco membros do Tribunal Regional Eleitoral e deverá ser submetido ao Tribunal Superior Eleitoral. (P.V./ASCOM/TRE-TO)

    • Publicações3439
    • Seguidores284314
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadores-e-juizes-do-tre-to-se-dedicarao-exclusivamente-a-justica-eleitoral/100013597

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)