Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia 16 de abril termina o prazo para remeter a lista de filiados dos partidos políticos ao TRE-TO

    Os partidos políticos devem apresentar a relação de filiados via internet, através do Filiaweb disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), até o dia 16 de abril. O Filiaweb é uma aplicação desenvolvida pela Justiça Eleitoral para que os partidos políticos e o cidadão possam interagir de forma on-line com o Sistema de Filiação Partidária.

    De acordo com art. 19 da Lei dos Partidos Políticos ( Lei nº 9.096 , de 19 de setembro de 1995) a lista deve ser remetida na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, por seus órgãos de direção municipais, regionais ou nacional. Caso o partido não apresente a lista fica valendo a relação submetida em outubro de 2011.

    Filiação Partidária

    Afiliação partidária é o ato pelo qual um eleitor aceita, adota o programa e passa a integrar um partido político. Esse vínculo que se estabelece entre o cidadão e o partido é condição de elegibilidade. Nos termos do art. 16 da Lei dos Partidos Políticos ( Lei nº 9.096 , de 19 de setembro de 1995), só pode filiar-se a partido o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos.

    Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor deve estar filiado ao partido pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições, conforme dispõem os arts. 18 e 20 da referida lei (vide art. 9º da Lei nº 9.504 , de 1997). O Assessor da Corregedoria, Viturino Albuquerque, lembrou essa disposição. Para o filiado se candidatar nas eleições do dia 7 de outubro de 2012 a sua filiação deve ser feita com antecedência de um ano, por isso para essas eleições o candidato deve ter feito a filiação em outubro, disse.

    Sistema de Filiação Partidária

    Os usuários dos órgãos partidários (nacional, regional e municipal/zonal) cadastrados na Justiça Eleitoral, podem cadastrar administradores e operadores para gerenciar suas relações internas de filiados (inclusões, alterações e exclusões de registros de filiados e desfiliações), consultar seus filiados, emitir relatórios de filiados e a Certidão de Filiação Partidária. (N.M./ASCOM/TRE-TO)

    Acesse o Sistema de Filiação Partidária através Filiaweb.

    • Publicações3439
    • Seguidores284312
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-16-de-abril-termina-o-prazo-para-remeter-a-lista-de-filiados-dos-partidos-politicos-ao-tre-to/3086713

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior Eleitoral
    Notíciashá 9 anos

    Prazo para partidos enviarem lista de filiados termina em 14 de abril

    Fellipe Duarte, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Como regularizar imóvel doado pela "Prefeitura"?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)