Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Secretário de Tecnologia da Informação do TSE destaca encontro do TRE-TO

    O Encontro sobre o uso de Tecnologia da Informação na transmissão de resultados das Eleições 2012, promovido pelo TRE-TO em Palmas nos dias 29 de fevereiro, 1º e 02 de março, teve a participação do Secretário de Tecnologia de Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Giuseppe Janino.

    Na ocasião Janino explicou o compromisso da Instituição como gestor da Justiça Eleitoral. Esse encontro é importante porque promove iniciativas inovadoras. Poderemos avaliar e colocar no crivo da análise, a transparência e a segurança a partir da aprovação da padronização dos procedimentos de um trabalho colaborativo. Já que aqui está reunido a Corte dos Regionais de todo o país.

    Para o Chefe da Sessão de Suporte Operacional do TRE de Sergipe Cosme Rodrigues de Souza, a parceria entre os TRE-TO e o TRE-SE se fortaleceu na ocasião que o TRE-SE iniciou o Recadastramento da Biometria no Estado.

    Na época deparamos com inúmeras dificuldades, foi quando o TRE do Tocantins nos auxiliou com uma solução madura e viável por meio da comunicação via Rede Virtual Privada (VPN). Só conseguimos concluir essa missão como apoio do TRE-TO, que já utilizava com muito sucesso essa tecnologia e foi pioneiro nessa utilização.

    Palestra

    A evolução da logística utilizada no Tocantins para Transmissão de Boletins de Urnas (Bus) da linha discada via VPN, foi um dos assuntos apresentados pelo Coordenador de Sistemas Eleitorais (COSEL) do TRE-TO, Carlos Augusto Mendes Mota, no último dia do Encontro.

    Na oportunidade o Coordenador apresentou os principais pontos estratégicos para as próximas eleições. Entre os desafios logísticos está o difícil acesso a regiões como o Jalapão, Ilha do Bananal e aldeias indígenas.

    Na ocasião também foi informado o aumento de pontos de transmissão no Estado. Em 2005 eram 55 pontos. Em 2010 foram 234. Esse aumento foi primordial para a agilidade na apuração dos resultados. Enquanto nas eleições de 2005, o prazo foi de 12 horas e 12 minutos, em 2010, a demora foi de 3 horas e 30 minutos no segundo turno das eleições.

    Balanço

    Parao Secretário de Tecnologia da Informacao do TRE-TO Jader Batista Gonçalves, o Encontro foi extremamente positivo, informou ainda que foi elaborada uma minuta de Resolução que será apreciada pela Corte do TSE.

    O apoio incondicional do TSE na utilização destas tecnologias terão desdobramento a partir deste evento. Todos sairão ganhando com este modelo colaborativo de trabalho.

    Deixo um agradecimento especial à administração do TRE-TO, a ASCOM e toda a equipe da STI na realização deste evento, finalizou o Secretário.

    (T.C./ASCOM/TRE-TO)

    • Publicações3439
    • Seguidores284311
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/secretario-de-tecnologia-da-informacao-do-tse-destaca-encontro-do-tre-to/3039788

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)