Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ministra Carmen Lúcia e presidente do TRE-TO repercutem no 59º Encontro do COPTREL em site de notícias do ceará

    O 59º Encontro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, realizado em Fortaleza na semana passada contou a participação de diversas autoridades do Poder Judiciário, entre elas a ministra Carmen Lúcia. Durante o encontro, a ministra e o presidente do COPTREL, o desembargador Março Villas Boas comentaram sobre uma possível reforma política para as próximas eleições.

    Abaixo, a reportagem publicada no site de notícias cearense O Povo Online:

    Cármen Lúcia prevê justiça mais ágil para a próxima eleição

    Segundo a presidente do TSE, seis meses após as eleições de 2012 ainda há recursos à espera de análise. A aposta é no Processo Judicial Eletrônico

    Em rápida passagem por Fortaleza, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Rocha, disse ontem que, mais de seis meses após a disputa de 2012, ainda há recursos judiciais a serem analisados. Entretanto, segundo ela, 95% dos casos já foram resolvidos. Para agilizar as decisões dos tribunais eleitorais no pleito de 2014, a ministra anunciou que, a partir de junho deste ano, começará a ser implementado o Processo Judicial Eletrônico.

    "Não vai ser milagre. Não vamos implementar e no outro dia tudo vai ficar bom. Será preciso ter paciência", ponderou a ministra, durante palestra no 59º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. O Processo Judicial Eletrônico é um sistema de informática que tenta pôr fim à tramitação de autos em papel e promete agilizar os procedimentos no Judiciário.

    Discreta e com pouca disposição para polêmicas, Cármen Lúcia concedeu rápida entrevista coletiva, mas não quis comentar a decisão do TSE de recalcular o número de cadeiras a que cada estado tem direito na Câmara dos Deputados - mudança que deu ao Ceará mais duas vagas na Casa. A ministra foi contra a medida.

    Questionada sobre os possíveis impactos de uma reforma política nas eleições de 2014, Cármen Lúcia disse que, no início da semana, se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado e com líderes das bancadas partidárias, mas observou que a proposta ainda é "muito vaga".

    Na contramão da postura da comandante do TSE, o presidente do Colégio dos Presidentes dos TREs do Brasil, Março Villas Boas se disse "preocupado" com o andamento dos projetos de reestruturação dos sistemas político e eleitoral brasileiro. Ele disse haverá reuniões para destrinchar a reforma e submeter os principais pontos à votação do colegiado, "para que se tenha a opinião dos presidentes sobre o tema e encaminhar sugestões".

    Quem

    ENTENDA A NOTÍCIA

    Uma das mais discretas na atual composição do STF, a ministra mineira Cármen Lúcia confirmou este perfil ao fugir, ontem, de perguntas capazes de criar embaraço. Inclusive sobre o polêmico Joaquim Barbosa.

    Saiba mais

    Quando perguntada pelo O POVO sobre a gestão do polêmico ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF, Carmen Lúcia deu um leve sorriso de canto de boca e mudou de assunto. "Eu vim aqui para falar do (tribunal) eleitoral"

    A ministra falou ao público do evento por cerca de 20 minutos e em seguida pousou para uma foto com todos os desembargadores presentes. Carmen Lúcia saiu às pressas para pegar o avião que a levaria a Minas Gerais, para outra reunião.

    A 59ª edição do encontro do Colégio de Presidentes dos TREs começou na noite de quinta-feira e se encerrou ontem, no Hotel Gran Marquise. Na pauta, temas como multas eleitorais, biometria e o projeto de lei nº 4830/2012, que propõe a antecipação em um mês da data para os partidos políticos escolherem seus candidatos registrarem candidaturas na Justiça Eleitoral.

    (Do O Povo Online)

    • Publicações3439
    • Seguidores284299
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-carmen-lucia-e-presidente-do-tre-to-repercutem-no-59-encontro-do-coptrel-em-site-de-noticias-do-ceara/100456622

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)